<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d14023698\x26blogName\x3dWellenbereich+Muzik+Manifesto\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://wellenbereich.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://wellenbereich.blogspot.com/\x26vt\x3d6654361372316854609', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>

sexta-feira, julho 22, 2005

do baú: Suspiria





Ah Suspiria! Uma das melhores bandas da onda goth-rock dancante do Reino Unido. A primeira vez que ouvi Suspiria (now we see the swine) foi estranho. Aquela voz não era muito normal. Foi uma situação onde se pode aplicar exactamente a expressão do poeta "primeiro estranha-se depois entranha-se". Suspiria é muito bom! Digam o que disserem, esta banda, que já não existe, marcou a onda goth-rock no final da década de 90.

A banda surge em 1993, com Matthew Lucian na voz e letras e Mark Tansley no resto (Nightbreed e Intra-Venus), e explorava sons que iam desde o techno experimentalista do final dos 70's, new wave até clássico goth rock/pós punk de meados de 80. Se bem que electrónico, o som dos Suspiria era diferente, onde as letras, voz, guitarra e batidas criam um ambiente muito dançável e obscuro :D A banda extingue-se em 1997.

Os Suspiria misturam batidas, dedilhados de guitarra e sintetizadores, juntamente com a voz sui generis de Matthew. Os Suspiria substituiram a clássicag uitarra goth por uma equivalência mais flexível e programável, resultando num som muito apetecível, contagiante e viciante! Para aqueles que ainda desconhecem Suspiria... De que estão à espera??

Melhores músicas? (Quase) Todas! Mas pode ser Night Time, Behind The Wheel, Dancefloor Tragedy, Dispassion, Olympian (In Ivory)... bem, são mesmo TODAS. Uma em especial - Goodbye 70's (club mix), uma cover dos YAZOO.

Podem encontrar uma evolução (ou não!) da banda. Mark Tansley, juntamente com Apollo, formam os Intra-Venus, num som mais dancante ainda que Suspiria, mas não com tanta qualidade... Vale a pena uma reunião dos Suspiria... São muitos os fãs :D Vamos todos fazer uma forcinha? :D







PS. Suspria, Suspiria... Não confundir com Susperia e nem com o álbum Suspiria dos Darkwell, nem com o álbum Suspiria de Miranda Sex Gardem... Podem confundir com o filme Suspiria de Dario Argento... é daí que vem o nome da banda.

Wellen