A Naifa :: 3 MINUTOS ANTES DE A MARÉ ENCHER
Saiu ontem oficialmente, dia 3 de Março, o novo álbum do excelente projecto nacional A Naifa. E digo oficialmente pois eu no fim de semana já tinha o CD, pois na FNAC o trabalho já estava disponível para compra há já alguns dias! ;) E é tão bom ouvir novos sons de uma das nossas bandas preferidas! Sabe tão bem!
Este novo trabalho tem o nome de 3 MINUTOS ANTES DE A MARÉ ENCHER, e sucede ao fantástico disco de estreia CANÇÕES SUBTERRÂNEAS.
Nesta segunda fase do projecto apenas Vasco Vaz, bateria, não faz parte. Maria Antónia Mendes, Mitó, continua a fazer-nos sonhar com a sua voz quente, João Aguarela continua no baixo e Luis Varatojo continua a demonstrar o seu talento na guitarra portuguesa.
Este novo trabalho está mais homogéneo, mais maduro e mais consistente. Está também, na minha opinião, menos comercial que o primeiro. Não sei se será a melhor porta de entrada para aqueles que ainda não conhecem a banda, mas é, sem dúvida, um bom trabalho.
O registo começa com mais uma música de introdução: Um. Segue-se Da Uma Da Noite Às Oito Da Manhã, uma música definitivamente A Naifa, calma, intensa e bela. Uma das melhores músicas. Em terceiro temos, talvez, o melhor registo do álbum. Monotone dá música a um poema melancólico, e que arrepia, que sabe tão bem. O tom monotónico da música dá-lhe um sabor especial ;) Outra música fantástica, e também das melhores, é Fé, que faz lembrar um pouco os temas Meteorologica e Queixas de um Utente / Deus é a nossa mulher a dias do primeiro trabalho. Com o número 5 temos Antena, uma faixa normal, mas também com bons momentos. Quando Os Nossos Corpos Se Separaram conta a história de um amor cumplice e triste. A música acompanha o sentimento. Todo O Amor Do Mundo Não Foi Suficiente é outro tema com o mesmo sentimento do anterior. Mas depois de uma passagem mais ou menos lenta e melancólica, eis que chegam as Señoritas! A par de Monotone, esta é a faixa que identifica bem a capacidade da banda em fazer fado electrónico. Um tema intenso, ritmado, um tanto ao quanto político; um dos melhores do novo trabalho! Foi o primeiro tema que ouvi; já roda nas rádios (especialmente na RUM). Depois de Señoritas vem A Verdade Apanha-se Com Enganos, outro tema em que a electrónica está bastante presente. Um tema que mistura a alegria da música e tristeza do poema. Segue-se Calças Vermelhas, um tema simples, onde Mitó usa bastante a voz ;) O disco fecha com Porque Me Traíste Tanto, e fecha bem. Um tema melancólico, intenso, que fala de tristeza e dor. Enfim, o nosso FADO.
Este registo não tem hit singles como o registo anterior. Não tem músicas como Música, ou Bairro Velho, ou até mesmo Hécuba. No entanto destacam-se os temas Monotone, Fé e Señoritas. Para os fãs da banda, continua a ser um must. Para quem quiser conhecer, e se por acaso não gostar muito de 3 MINUTOS ANTES DE A MARÉ ENCHER, não desistam e conheçam CANÇÕES SUBTERRÂNEAS. A partir daí, nada será como antes. A música portuguesa divide-se em duas fases. O antes A Naifa e o depois A Naifa. Vieram para ficar e para marcar a diferença. Um bem haja a este projecto e as maiores felicidades!
9 em 10, já que o primeiro trabalho é 10/10
\\Wellen
5 Comments:
Gosto mais do primeiro trabalho. Há uma ou duas músicas que me agradam, mas comparando com as do primeiro...
::XanaA.
este também é muito bom. tens de o ouvir melhor ;)
numa 1º audição parece que está uns passos atrás do 1º registo...
mas ao fim de varias audições reparamos que há temas muita bem elaborados!!! por isso um bom registo (quase ao nivel do primeiro)
:: anonimo
é verdade. já o ouvir várias vezes e de vez para vez o disco torna-se melhor
Ninguem pode enviar o album em franca ? pois e sou frances e gosto muito de anaifa (eu fui ver um concerto o ano passado no CCB de Lisboa) ... quer dizer que tenho que voltar a portugal !! nao nao posso aguentar... vou comprar no sitio web da fnac.pt
Enviar um comentário
<< Home