<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d14023698\x26blogName\x3dWellenbereich+Muzik+Manifesto\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://wellenbereich.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://wellenbereich.blogspot.com/\x26vt\x3d6654361372316854609', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

sexta-feira, janeiro 06, 2006

you f***ing sh*t bastard - a bastard pop overview

o primeiro flyer bastard pop

Finalmente escrevo sobre o bastard pop. Este é um estilo musica marginal, também identificado como mash up ou até de bootleg... Por conveniência, identifico este estilo musica por bastard pop... gosto da identificação do genre :) BASTARD!

Mas afinal o que o bastard pop?
O bastard pop é um género musica que prima pela combinação (inteligente ou não) de músicas ou vocals acapella de duas ou mais canções, geralmente de géneros diferentes, para criar uma só, resultando em versões, muitas vezes, completamente diferentes das originais. É uma outra forma de criar e ouvir música!

Na forma mais simplista de uma criação bastard pop pode ter a música de uma canção com a letra e vocals de outra canção, ou uma mixtura de músicas, samples e vocals. Mas uma coisa é certa, e será talvez esta a maior razão para o sucesso do bastard pop: as criações bastard pop são muito mais do que a soma das partes que as constituem. O título destas obras são, geralmente, a combinação coerente dos títulos das canções originais.

Este não é um género novo (há registos de que, nos anos 50, já se fazia disto), contudo foi em 2001 que começou a ganhar muita força por esse mundo fora, pelas mãos (e pratos) de alguns entusiastas (e filhos dos 80s). Se falar de 2 many dj's já vos diz alguma coisa? De facto foi esta dupla de irmãos que, com o lançamento em 2001 do seu álbum "as heard on radio soulwax" que impulsionou o boom bastard pop. Freelance Hellraiser ajudou também com o seu bastard pop hit "A Stroke of Genius", que combina a versão instrumental de "Hard To Explain" dos The Strokes com o pop hit "Genie in A Bottle" de Christina Aguilera. A partir daqui o movimento nunca mais parou.

Os 2 many dj's ainda são uma referência no género, com as suas edições de "as heard on radio soulwax". São um must no género. Outros artistas de referência são Go Home Productions, DSICO, Girls on Top, mas cada vez há mais! E com bastante qualidade.

Agora alguns links sobre bastard pop:
um pouco de história sobre o bastard pop
beatmixed
boom selection
JoolsMF
Bootlegs, Mash-up & Bastard Pop
Get Your Bootleg On
Go Home Productions
Odeo: Bastardcast
PodCast.net: BastardPop
bastardpop.blogspot.com
2manydjs
2manydjs (não oficial)
PodCast.net: MashUps
DJ Zebra
International Bastard Pop Portal
mashuptown.com
DSICO
m-1.us
bass211.com
pheugoo
Depeche Mode Violated
Rebel DJs

Havia outro site bastante bom! O http://www.bastardpop.co.uk/, mas já não existe.

Eu sou um entusiasta deste género musical. Nos 80s haviam as mixes das K7s que eram mais ou menos isto ;) E ainda me lembro da primeira vez que me deparei com tais músicas nesta nova vaga do bastard pop. Andava a tirar o meu curso e a utilizar o Napster. Ao fazer algumas pesquisas por algumas músicas, vinham-me resultados esquisitos; tipo combinações de músicas. Assim que vi e ouvi o que eram, nem foi como a Coca-Cola: entrou e entranhou logo ;)

Se ainda não conhecem o género de músicas do bastard pop, e para começarem bem, deixo-vos esta sugestão, até com cheiro a passagem de ano ;) Dj Zebra - New Years Eve 2006 Zebramix

ENJOY!

~Wellen